A Matéria Verde está focada na utilização sustentada dos recursos naturais. Desde o início da nossa actividade em 1995 que a temos presente, temos acompanhado as crescentes preocupações que a proteção do meio ambiente tem vindo a suscitar e, de uma forma mais consolidada, desde 2005 começámos a desenvolver esta área, produzindo a partir daí as nossas plantas segundo os principios pesticide free. A partir de 2010 certificámos mais de metade da nossa produção em regime bio, sendo desde essa data viveiristas certificados pela certiplanet. Abandonámos desde 2006 a venda ao público de fitofármacos convencionais, hoje em dia comercializamos em exclusivo a gama da biocan, entre outras certificadas para o regime Bio

 

Viveiro

No nosso viveiro produzimos essenciamente plantas ormamentais e plantas aromáticas e medicinais (PAM), estas últimas exclusivamente em regime bio. O grosso da nossa produção de PAM é em alvéolo para plantação directa:

 

-Mentha Piperita - peppermint - Hortelã pimenta

-Mentha Spicata Rotundifolia - Spearmint (silver) - Hortelã maçã (cinzenta)

-Mentha Spicata - Spearmint (green) Hortelã vulgar (verde)

-Origanum Majorana - Marjoram - Mangerona

-Melissa Oficinalis - Lemon Balm - Erva cidreira

-Satureja Montana - Winter Savory - Segurelha

-Origanum Vulgare - Oregano - Oregão

-Aloysia Thripylla - lemon verbena - Lucia lima

-Artemisia Dracunculus - tarragon - Estragão frances

-Stevia Rebaudiana- stevia (natural substitut for sugar) - Stevia

-Thymus Vulgaris - thyme - Tomilho

-Thymus Citriodorus lemon thyme - Tomilho limão

-Thymus maastichina – tomilho bela-luz

-Laurus nobilis - Bay laurel – Loureiro

-Rosmarinus officinalis - Rosemary - Alecrim

-Cymbopogon (nardus) citratus - Lemon grass - Erva principe

-Ocimum basilicum L - Mangericão - Basil

-Oregano Mangerona L - Mangerona - Marjorame

 

Além de outras especies e variedades que produzimos por encomenda como o Hysopo, Cebolinho, mangericão, etc.

 

Produzimos tambem plantas para baga como goji, mirtilo, framboesas, etc 

 

 

 

 

 

 

 

Produtos relacionados

 

Secadores de plantas

 

 

 

 

 

A Matéria Verde comercializa os sistemas híbridos de secagem de plantas medicinais, cogumelos e frutos secos bLACK bLOCK, com recurso ao aproveitamento da luz solar, por meio de painéis de aquecimento do ar.

 

Os sistemas “Black Block” possuem 5 programas de secagem inteiramente configuráveis, desde os programas mais longos (6 a 7 dias de secagem) sem recurso a aquecimento elétrico/gás, a um máximo de 30 horas x 1500W de utilização de energias não renováveis - programa intensivo (1 a 2 dias de secagem).

 

Os programas são intermutáveis e os seus parâmetros podem ser alterados a qualquer momento, local ou remotamente (por internet / smartphone). A monitorização é total, local e/ou remotamente, assim como o registo de todos os dados de secagem temperatura humidade etc.

 

A parametrização de fábrica dos diversos programas de secagem pode sempre ser afinada a partir da experiência local, pelo utilizador ou pelos nossos técnicos, no local ou remotamente, o que torna a assistência técnica muito rápida e mais económica.

 

Em termos de custos energéticos, ensaios realizados em erva cidreira e tomilho vulgar, tiveram um valor médio (maior na cidreira, menor no tomilho) de 8 € por 3 dias de secagem para 100 kg de produto em seco, o que corresponde a um valor medio de 0,08 €/kg. Estes ensaios foram realizados em Abril na região de Setúbal com tempo instável. Estes valores tão baixos devem-se largamente ao facto de durante o dia praticamente não haver consumo energético que, quando existe, é feito no período de energia mais barata (ciclo bi-horário).

 

O facto de toda a estrutura ser constituída por painéis sandwich permite manter a temperatura atingida durante o dia por largos períodos de tempo, além de permitir isolar o interior da temperatura noturna, mais baixa.

 

Temos 2 módulos disponíveis para visita em Azeitão sob marcação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Consultadoria e projectos

Desenvolvimento de projectos de agricultura biológica com o planeamento de todo o processo desde o levantamento e faseamento do investimento a realizar, planos de rega, eletrificação, maquinaria a prever etc. Paralelamente, e se necessário, elaboramos também o respectivo business plan, bem como o acompanhamento à implementação, e/ou fase de cruzeiro. 

Matéria Verde Bio

 

 

Localização:

Quinta dos Figos,

E.N. 379, Vila Fresca de Azeitão

2925-461 Azeitão

© 2014

VERÃO

Seg. a Sex.

9h00 às 19h00

 

Sáb, Dom. e Feriados

10h00 às 19h00

HORÁRIO

ABERTO

À HORA DE ALMOÇO

INVERNO

Seg. a Sex.

9h00 às 18h30

 

Sáb, Dom. e Feriados

10h00 às 18h30